đŒ2025 AQUI IREMOS TRABALHAR ALGUMAS PARTES DOS LIVROS MĂSICA PARA CRIANĂAS 1, 2 e 3.Concomitante com as partes dos livros postarei aqui atividades exclusivas para aprender, se divertir e ensinar mĂșsica. Bom estudo! JBDuquia
As apostilas se encontram disponĂveis para baixar em pdf na plataforma HOTMART. Corre lĂĄ e aprenda brincando!Começaremos com o livro 1 
........................................
......................
OlĂĄ galerinha
Hoje eu vou apresentar pra vocĂȘs essa turminha
muito especial. Eles sĂŁo os personagens musicais.
Cada notinha musical tem o seu personagem correspondente. Assim o
DĂ Ă© a cachorrinha Dora
RĂ Ă© Reno o dinossauro
MI Ă© Mimi o elefante
FĂ Ă© a foca FĂĄfĂĄ
SOL Ă© a girafinha Sol
LĂ a abelhinha Larissa
SI a baleia Sina.
........................................
As propriedades do som por JBDuquia.
.................................
23/11/2025Trabalhando com o livro 1 de Teoria Musical para Crianças de Jane Duquia.ConteĂșdo: Propriedades do som.INTENSIDADE - Som forte ou som fraco
VocĂȘ sabia que os sons podem ser fortes ou fracos?VocĂȘ conhece um som forte? E um som fraco?
O nosso mundo Ă© cheinho de sons ...... uns fortes, uns fracos, uns curtos outros longos, uns graves outros agudos, tem atĂ© uma caracterĂstica do som muito especial que nos diz de onde vem o som. Quanta novidade. Vem conhecer com a turminha de personagens musicais. Divirtam-se! bju Prof. JBDuquia
Trabalhando com o livro 1 de Teoria Musical para Crianças de Jane Duquia.
Começamos a aula fazendo algumas perguntas ( aqui estou usando sons do cotidiano e sons do corpo)
DURAĂĂO - som curto ou longo
Quais sons vocĂȘs escutam na escola que duram bastante tempo? E quais sons acontecem bem rapidinho? O que faz um som durar mais?VocĂȘ jĂĄ ouviu falar na palavra duração?Se eu bater palmas, pode ser rĂĄpido ou devagar?Se eu fizer “aaaah”, esse som dura bastante ou Ă© curtinho? Quem consegue fazer um som bem longo com a voz? E um som bem curtinho?Conceito:Duração Ă© o tempo que o som dura quando vocĂȘ canta ou toca um instrumento musicalEsse som pode ser curtinho ou longo dependendo do que vocĂȘ quer tocar/cantar. Pode ser por exemplo: tĂĄ ou tĂĄaaaaaa1Âș Ouvir a canção ( VocĂȘ jĂĄ ouviu o som da pipoca estourando? Como ele Ă©?)2Âș Seguir conforme a sugestĂŁo abaixo:
...................................
PROPRIEDADE DO SOM :
ALTURA
29/11/2025
Quando visualizamos o teclado de um piano, encontramos regiÔes graves, médias e agudas observe:
médias e agudas observe:
........................................................
.OlĂĄ pessoal! Agora que vocĂȘ jĂĄ estudou fica fĂĄcil fazer a atividade do livro. Capriche!
.......................................................
OlĂĄ, vamos montar um cantinho musical?
Aqui algumas possibilidades
.........................................
EM SALA DE AULA - DICAS
........................................................................................................................................................ATIVIDADES..........................................................................................................FIGURAS RĂTMICASA duração do som Ă© representada por figuras rĂtmicas.Elas representam o tempo que o som dura. Que pode ser mais curto, mais longo.... dependendo doque a mĂșsica nos pede para tocar.LĂĄ na apostila temos assim:
..........................................................................................................AS NOTAS MUSICAIS
..........................................................................................................
.....................................................-
Na mĂșsica expressamos nossas emoçÔes por meio dos sons.
Aprendemos a fazer mĂșsica quando:
-
Ouvimos os sons;
-
Percebemos o rĂtmo;
-
Produzimos sons com o nosso corpo;
-
Produzimos sons com objetos e instrumentos musicais.
Assim podemos criar nosso estilo e nosso prĂłprio modo de tocar e cantar.
MĂșsica Ă© vibração.Os sons viajam pelo ar em forma de ondas, que sĂŁo
capitadas pelo nosso ouvido.Ă o nosso cĂ©rebro que identifica cada som:que pode ser uma mĂșsica, uma trovoada, o barulhinho da chuva caindo ou uma moto passando na rua e assim tantos outros.Se prestarmos atenção a nossa volta, poderemos apreciar melhor os sons, e as mĂșsicas que ouvimos.
Os sons nĂŁo sĂŁo todos iguais. Todos os sons que conhecemos sĂŁo produzidos
por vibraçÔes.Alguns são percebidos apenas pelos animais, como o gato e o
cachorro por exemplo.
As propriedades do som sĂŁo 4 :
-
INTENSIDADE: Ă a propriedade que permite classificar um som em fraco ou forte.
à a maneira que tocamos ou cantamos empregando a força, que pode ser ora mais forte ora mais fraco.Ex.:galo cantando(forte) e um pinto piando(fraco), ou pingo da ågua(fraco) e um trovão(forte).
-
ALTURA: à a propriedade que nos diz se um som é grave, médio ou agudo.
Exemplo de sons agudos: O canto de um pĂĄssaro, flauta doce, o choro de um bebĂȘ, apito, pipoca estalando, o tic-tac do relĂłgio.
Exemplo de sons graves: TrovĂŁo, bumbo de bateria, contrabaixo, uma explosĂŁo de uma bomba, um homem falando.
-
TIMBRE: Ă a cor do som.Ă a propriedade que nos permite identificar a fonte sonora, que pode ser um instrumento, um objeto sonoro, uma voz, etc..
-
DURAĂĂO: Ă o tempo em que o som se prolonga.Pode ser curto ou longo.VocĂȘ pode cantar TĂĄ-ĂĄ e TĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ.
Observação: Uma qualidade do som sempre é comparada com outra, para que se tenha um parùmetro, sendo assim dependo do objeto sonoro, ou da voz, ou do instrumento ela serå por exemplo grave ou agudo(altura), forte ou fraco(intensidade), curto ou longo(duração), um timbre de voz e outro(timbre)
Bibliografia consultada:
Brincando com a MĂșsica / Jogando com a mĂșsica – Ciranda Cultural
PARA SABER MAIS:
***********
***********
Atividades
1-
2-
**********************************
- Pauta ou Pentagrama - as linhas e os espaços
A CLAVE DE SOL
A clave de sol serve para dar nome as notas musicais.
Passe o lĂĄpis para desenhar a clave de sol.**************************
1- Passe por cima do pontilhado para fazer a nota.
Para imprimir
A clave de sol
A clave de sol Ă© um sĂmbolo musical que serve para fixar a altura dos sons. ou seja dar o nome Ă s notas musicais.A CLAVE DE SOL, vem sempre no inĂcio do pentagrama e tem um lugar certo para ela. Observe:
EXERCĂCIOS
1- Passe o lĂĄpis por cima das linhas para desenhar a CLAVE DE SOL.
As notas no Pentagrama - DĂł-RĂ©-Mi-FĂĄ e Sol
4- Distribua as notas nos espaços indicados
***************************
A nota MI fica na primeira linha do Pentagrama
A nota sol fica na segunda linha do pentagrama.
*********************************************************- Desenhe a clave de sol na escala musical- Coloque o nome das notas musicais
***************************************
**************************************************************EXERCĂCIO- Desenhe a clave de sol no inĂcio do PENTAGRAMA;- Passe o lĂĄpis para desenhar as notas musicais;- Coloque o nome abaixo de cada nota musical.
ExercĂcios com cĂ©lulas rĂtmicas
1-
2-
********************************************************************************
FIGURAS RĂTMICA (SOM) E SUAS PAUSAS(SILĂNCIO)
*****************************************************************
...................................
...................................
ATIVIDADES
..........................................................................................................
FIGURAS RĂTMICAS
A duração do som Ă© representada por figuras rĂtmicas.
Elas representam o tempo que o som dura. Que pode ser mais curto, mais longo.... dependendo do
que a mĂșsica nos pede para tocar.
LĂĄ na apostila temos assim:
..........................................................................................................
AS NOTAS MUSICAIS
..........................................................................................................
.....................................................
.....................................................
Na mĂșsica expressamos nossas emoçÔes por meio dos sons.
Aprendemos a fazer mĂșsica quando:
- Ouvimos os sons;
- Percebemos o rĂtmo;
- Produzimos sons com o nosso corpo;
- Produzimos sons com objetos e instrumentos musicais.Assim podemos criar nosso estilo e nosso prĂłprio modo de tocar e cantar.MĂșsica Ă© vibração.Os sons viajam pelo ar em forma de ondas, que sĂŁocapitadas pelo nosso ouvido.Ă o nosso cĂ©rebro que identifica cada som:que pode ser uma mĂșsica, uma trovoada, o barulhinho da chuva caindo ou uma moto passando na rua e assim tantos outros.Se prestarmos atenção a nossa volta, poderemos apreciar melhor os sons, e as mĂșsicas que ouvimos.
Os sons nĂŁo sĂŁo todos iguais. Todos os sons que conhecemos sĂŁo produzidos
por vibraçÔes.Alguns são percebidos apenas pelos animais, como o gato e o
cachorro por exemplo.
As propriedades do som sĂŁo 4 :
- INTENSIDADE: à a propriedade que permite classificar um som em fraco ou forte.à a maneira que tocamos ou cantamos empregando a força, que pode ser ora mais forte ora mais fraco.Ex.:galo cantando(forte) e um pinto piando(fraco), ou pingo da ågua(fraco) e um trovão(forte).
- ALTURA: Ă a propriedade que nos diz se um som Ă© grave, mĂ©dio ou agudo.Exemplo de sons agudos: O canto de um pĂĄssaro, flauta doce, o choro de um bebĂȘ, apito, pipoca estalando, o tic-tac do relĂłgio.Exemplo de sons graves: TrovĂŁo, bumbo de bateria, contrabaixo, uma explosĂŁo de uma bomba, um homem falando.
- TIMBRE: Ă a cor do som.Ă a propriedade que nos permite identificar a fonte sonora, que pode ser um instrumento, um objeto sonoro, uma voz, etc..
- DURAĂĂO: Ă o tempo em que o som se prolonga.Pode ser curto ou longo.VocĂȘ pode cantar TĂĄ-ĂĄ e TĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ.Observação: Uma qualidade do som sempre Ă© comparada com outra, para que se tenha um parĂąmetro, sendo assim dependo do objeto sonoro, ou da voz, ou do instrumento ela serĂĄ por exemplo grave ou agudo(altura), forte ou fraco(intensidade), curto ou longo(duração), um timbre de voz e outro(timbre)Bibliografia consultada:Brincando com a MĂșsica / Jogando com a mĂșsica – Ciranda Cultural
PARA SABER MAIS:**********************Atividades1-2-********************************** - Pauta ou Pentagrama - as linhas e os espaços
A CLAVE DE SOL
Para imprimir
A clave de sol
A clave de sol Ă© um sĂmbolo musical que serve para fixar a altura dos sons. ou seja dar o nome Ă s notas musicais.
A CLAVE DE SOL, vem sempre no inĂcio do pentagrama e tem um lugar certo para ela. Observe:
EXERCĂCIOS
1- Passe o lĂĄpis por cima das linhas para desenhar a CLAVE DE SOL.
4- Distribua as notas nos espaços indicados
*********************
******
A nota MI fica na primeira linha do Pentagrama
*****************************
****************************
- Desenhe a clave de sol na escala musical***************************************
2-
***************************************
*****************************************
FIGURAS RĂTMICA (SOM) E SUAS PAUSAS(SILĂNCIO)
A semĂnima e a pausa da semĂnima
Duas colcheias valem 1 pulso
************
*******
ExercĂcios rĂtmicos
*****************
1- Copiar o nome da figura de rĂtmo
******************************
******************************
******************************
SOLFEJO
******************************
******************************
*****************************
******************************
Partes da figura rĂtmica.
*****************************
******************************
Solfejo rĂtmico.
2- Coloque o nome das figuras abaixo:
***********************
***********
Desenhe a clave de sol e coloque o nome das notas musicais.
***********************
***********
A mĂnima vale dois tempos, porĂ©m a mĂnima pontuada vale 3 tempos.
O que faz um ponto ao lado direito da nota? UM PONTO AO LADO DE UMA NOTA AUMENTA A NOTA EM METADE DO SEU VALOR. Se a nota vale 2 tempos o ponto irĂĄ valer um tempo entĂŁo dois mais um = 3
***********************
***********




















Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio