Teoria Musical


đŸŽŒ2025   
AQUI IREMOS TRABALHAR ALGUMAS PARTES DOS LIVROS  MÚSICA PARA CRIANÇAS  1, 2 e 3.
Concomitante com as partes dos livros postarei aqui atividades exclusivas para aprender, se divertir e ensinar mĂșsica. Bom estudo! JBDuquia

As apostilas se encontram disponĂ­veis para baixar em pdf na plataforma HOTMART. Corre lĂĄ e aprenda brincando!
Começaremos com o livro 1
 



SĂŁo trĂȘs livros
Aqui os personagens musicais, aos poucos vamos saber mais sobre eles

  

........................................

......................
OlĂĄ galerinha
Hoje eu vou apresentar pra vocĂȘs essa turminha
muito especial. Eles sĂŁo os personagens musicais.
Cada notinha musical tem o seu personagem correspondente. Assim o

DÓ Ă© a cachorrinha Dora
RÉ Ă© Reno o dinossauro
MI Ă© Mimi o elefante
FÁ Ă© a foca FĂĄfĂĄ
SOL Ă© a girafinha Sol
LÁ a abelhinha Larissa
SI a baleia Sina.
........................................
As propriedades do som por JBDuquia.
.................................

23/11/2025
Trabalhando com o livro 1 de Teoria Musical para Crianças de Jane Duquia.

ConteĂșdo: Propriedades do som.
INTENSIDADE - Som forte ou som fraco

VocĂȘ sabia que os sons podem ser fortes ou fracos?
VocĂȘ conhece um som forte? E um som fraco?


O nosso mundo é cheinho de sons ...... uns fortes, uns fracos, uns curtos outros longos, uns graves outros agudos, tem até uma característica do som muito especial que nos diz de onde vem o som. Quanta novidade. Vem conhecer com a turminha de personagens musicais. Divirtam-se! bju Prof. JBDuquia

........................................

Trabalhando com o livro 1 de Teoria Musical para Crianças de Jane Duquia.

Começamos  a aula fazendo algumas perguntas ( aqui estou usando sons do cotidiano e sons do corpo)    

DURAÇÃO - som curto ou longo

Quais sons vocĂȘs escutam na escola que duram bastante tempo? 
E quais sons acontecem bem rapidinho? O que faz um som durar mais?
VocĂȘ jĂĄ ouviu falar na palavra duração?
Se eu bater palmas, pode ser rĂĄpido ou devagar?
Se eu fizer “aaaah”, esse som dura bastante ou Ă© curtinho? 
Quem consegue fazer um som bem longo com a voz? E um som bem curtinho?
Conceito:
Duração Ă© o tempo que o som dura quando vocĂȘ canta ou toca um instrumento musical
Esse som pode ser curtinho ou longo dependendo do que vocĂȘ quer tocar/cantar. Pode ser por exemplo:  tĂĄ ou tĂĄaaaaaa
1Âș Ouvir a canção ( VocĂȘ jĂĄ ouviu o som da pipoca estourando? Como ele Ă©?)
2Âș Seguir conforme a sugestĂŁo abaixo:






...................................

PROPRIEDADE DO SOM :
ALTURA

29/11/2025

     Quando visualizamos o teclado de um piano, encontramos regiĂ”es graves, 
     mĂ©dias e agudas observe:





















































........................................................
.OlĂĄ pessoal! Agora que vocĂȘ jĂĄ estudou fica fĂĄcil fazer a atividade do livro. Capriche!


.......................................................


OlĂĄ, vamos montar um cantinho musical?
Aqui algumas possibilidades








.........................................
EM SALA DE AULA - DICAS

.........................................
.........................................

Vamos praticar?

...................................
...................................
ATIVIDADES
................................

Até a próxima... beijinhos
..........................................................................................................
FIGURAS RÍTMICAS
A  duração do som Ă©  representada por figuras rĂ­tmicas.
Elas representam o tempo que o som dura. Que pode ser mais curto, mais longo.... dependendo do
que a mĂșsica nos pede para tocar.
LĂĄ na apostila temos assim:


Na apostila eu explico todas as figuras e suas pausas com muitas atividades!

..................................................

.................................................

 ................................





..........................................................................................................
AS NOTAS MUSICAIS


..........................................................................................................
.....................................................
  • A MĂșsica - SOM

    Na mĂșsica expressamos nossas emoçÔes por meio dos sons.
    Aprendemos a fazer mĂșsica quando:
    • Ouvimos os sons;
    • Percebemos o rĂ­tmo;
    • Produzimos sons com o nosso corpo;
    • Produzimos sons com objetos e instrumentos musicais.
      Assim podemos criar nosso estilo e nosso prĂłprio modo de tocar e cantar.
      MĂșsica Ă© vibração.Os sons viajam pelo ar em forma de ondas, que sĂŁo
      capitadas pelo nosso ouvido.É o nosso cĂ©rebro que identifica cada som:que pode ser uma mĂșsica, uma trovoada, o barulhinho da chuva caindo ou uma moto passando na rua e assim tantos outros.Se prestarmos atenção a nossa volta, poderemos apreciar melhor os sons, e as mĂșsicas que ouvimos.

    AS PROPRIEDADES DO SOM.


    Os sons nĂŁo sĂŁo todos iguais. Todos os sons que conhecemos sĂŁo produzidos 
    por vibraçÔes.Alguns são percebidos apenas pelos animais, como o gato e o
    cachorro por exemplo.
    As propriedades do som sĂŁo 4 :
    • INTENSIDADE: É a propriedade que permite classificar um som em fraco ou forte. 
      É a maneira que tocamos ou cantamos empregando a força, que pode ser ora mais forte ora mais fraco.Ex.:galo cantando(forte) e um pinto piando(fraco), ou pingo da água(fraco) e um trovão(forte).
    • ALTURA: É a propriedade que nos diz se um som Ă© grave, mĂ©dio ou agudo.
      Exemplo de sons agudos: O canto de um pĂĄssaro, flauta doce, o choro de um bebĂȘ, apito, pipoca estalando, o tic-tac do relĂłgio.
      Exemplo de sons graves: TrovĂŁo, bumbo de bateria, contrabaixo, uma explosĂŁo de uma  bomba, um homem falando.
    • TIMBRE: É a cor do som.É a propriedade que nos permite identificar a fonte sonora, que pode ser um instrumento, um objeto sonoro, uma voz, etc..
    • DURAÇÃO: Ă‰ o tempo em que o som se prolonga.Pode ser curto ou longo.VocĂȘ pode cantar TĂĄ-ĂĄ e TĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ-ĂĄ.
      Observação: Uma qualidade do som sempre é comparada com outra, para que se tenha um parùmetro, sendo assim dependo do objeto sonoro, ou da voz, ou do instrumento ela serå por exemplo grave ou agudo(altura), forte ou fraco(intensidade), curto ou longo(duração), um timbre de voz e outro(timbre)

      Bibliografia consultada:
      Brincando com a MĂșsica / Jogando com a mĂșsica – Ciranda Cultural

      PARA SABER MAIS:

      ***********
      ***********
      Atividades

      1-
      2-
      3-

      **********************************

    •  Pauta  ou Pentagrama - as linhas e os espaços



    A CLAVE DE SOL


A clave de sol serve para dar nome as notas musicais.



1- ExercĂ­cio

Passe o lĂĄpis para desenhar a clave de sol.


**************************
**************************



1- Passe por cima do pontilhado para fazer a nota.
Para imprimir
A clave de sol





A clave de sol Ă© um sĂ­mbolo musical que serve para fixar a altura dos sons. ou seja dar o nome Ă s notas musicais.
A CLAVE DE SOL, vem sempre no inĂ­cio do pentagrama e tem um lugar certo para ela. Observe:


EXERCÍCIOS

1- Passe o lĂĄpis por cima das linhas para desenhar a CLAVE DE SOL.


2- Agora passe o lĂĄpis nos pontinhos para formar o PENTAGRAMA.


Observe que as linhas do PENTAGRAMA sĂŁo contadas de baixo para cima.

3- Colorir os espaços do PENTAGRAMA.




As notas no Pentagrama - DĂł-RĂ©-Mi-FĂĄ e Sol
4- Distribua as notas nos espaços indicados

*********************
******



A nota MI fica na primeira linha do Pentagrama


A nota LÁ fica no segundo espaço do pentagrama


A nota sol fica na segunda linha do pentagrama.

*****************************
****************************
- Desenhe a clave de sol na escala musical
- Coloque o nome das notas musicais


***************************************

*******************************
*******************************
EXERCÍCIO
- Desenhe a clave de sol no inĂ­cio do PENTAGRAMA;
- Passe o lĂĄpis para desenhar as notas musicais;
- Coloque o nome abaixo de cada nota musical.


*******************************
*********************************

Exercícios com células rítmicas

1-


2-


***************************************
*****************************************

FIGURAS RÍTMICA (SOM) E SUAS PAUSAS(SILÊNCIO)


***************************************
**************************


A semĂ­nima e a pausa da semĂ­nima



Duas colcheias valem 1 pulso


************
*******

ExercĂ­cios rĂ­tmicos



*****************

*******



******************************

1- Copiar o nome da figura de rĂ­tmo


******************************
******************************
******************************


 SOLFEJO 




******************************
******************************


PENTAGRAMA OU PAUTA MUSICAL



*****************************
******************************

Partes da figura  rĂ­tmica.





*****************************
******************************


Solfejo rĂ­tmico.




***********************
***********

1- Desenhe a clave de sol

2- Coloque o nome das figuras abaixo:

***********************
***********

Desenhe a clave de sol e coloque o nome das notas musicais.
***********************
***********

A mínima vale dois tempos, porém a mínima pontuada vale 3 tempos.
O que faz um ponto ao lado direito da nota?  UM PONTO AO LADO DE UMA NOTA AUMENTA A NOTA EM METADE DO SEU VALOR. Se a nota vale 2 tempos o ponto irĂĄ valer um tempo entĂŁo dois mais um = 3






***********************
***********








Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio